ABPI-TV

O RioContentMarket é um evento idealizado e realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão.

A ABPI-TV, fundada em 1999, tem como principal objetivo fomentar o crescimento da indústria audiovisual no país. A Associação representa os produtores em várias discussões políticas de âmbito estadual e federal, tais como tributação, comércio, direitos autorais, radiodifusão, acordos de co-produções internacionais. A ABPI-TV exerceu papel fundamental na defesa e aprovação da Lei 12.485, com investimento adicional na ordem de R$ 300 milhões anuais, que deverá ser um marco para o desenvolvimento da produção  independente no Brasil. Atualmente, a ABPI-TV conta com mais de cento e cinqüenta empresas associadas, atuantes em diversos gêneros tais como Animação, Documentário, Ficção, e presentes nas 5 regiões do Brasil. Seus principais projetos são o RioContentMarket (RCM), o Brazilian TV Producers (BTVP) e o Programa Internacional de Capacitação (PIC).

O Brazilian TV Producers (projeto de exportação de conteúdo brasileiro) foi criado pela ABPI-TV, em 2004, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e a EBC/TV Brasil. São parceiros apoiadores do BTVP a Agência Nacional de Cinema (Ancine), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto já marcou presença em mais de 70 eventos internacionais. Anualmente o BTVP participa dos principais mercados de produção independente para TV, tais como KidScreen, MIPCOM e MIPTV. Seu objetivo é a internacionalização do conteúdo brasileiro, por meio de co-produções e vendas, participando de mercados, ações no exterior e promovendo também no Brasil o encontro entre potenciais parceiros do produtor brasileiro.

O Programa Internacional de Capacitação (PIC) é um workshop para produtores brasileiros, aberto a associados e não associados. Capacitou em suas 3 primeiras edições um total de 180 produtores nos temas documentário, animação e novos formatos. O programa tem como objetivo a consultoria de projetos, por meio de seminários, estudos de caso e reuniões individuais. A seleção de projetos é realizada por um júri internacional, formado por profissionais do mercado audiovisual.

Em 2011 a ABPI-TV realizou a 1ª edição do RioContentMarket, evento internacional de produção de contudo multiplataforma para posicionar o Brasil como um dos principais  pólos da indústria audiovisual e entretenimento da América Latina, que reuniu 170 palestrantes e convidados nacionais e internacionais e cerca de 1.200 participantes durante 3 dias de evento no Rio de Janeiro. O sucesso do projeto se concretiza nesta segunda edição, realizada entre 29 de fevereiro e 2 de março de 2012.

A ABPI-TV entende que o crescimento do setor está diretamente ligado à profissionalização e networking dos produtores de conteúdo audiovisual com o ambiente nacional e internacional. De forma que cada vez mais as empresas estejam preparadas para responder às novas demandas que surgem no contexto da economia criativa e do novo cenário multiplataforma que se desenha.