Conselho ABPI-TV

Marco Altberg
Presidente do Conselho Federal

Carioca, 58 anos, diretor e produtor de cinema, TV e novas mídias. Em cinema é responsável por filmes como Noel Nutels, Prova de Fogo, Aventuras de um Paraíba, Fonte da Saudade, Sombras de Julho e Panair do Brasil e produziu filmes do grupo Trapalhões, entre outros. Para TV, realiza programas semanais, como a série Revista do Cinema Brasileiro, há 15 anos no ar (TV Brasil), e especiais de conteúdo cultural, artístico, educativo e ambiental, além de séries de ficção para diferentes canais.  Tem cerca de 50 mil horas produzidas. Institucionalmente, foi fundador e presidente da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas), da ABRACI (Associação Brasileira de Cineastas), foi Vice-Presidente do SINIC (Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica), fundador e atual presidente da ABPI-TV. Também é membro titular do Conselho Superior de Cinema. É sócio Diretor da Indiana Produções.

 

Kiko Mistrorigo
Vice Presidente do Conselho Federal

Arquiteto, designer, diretor de criação, de animação e efeitos especiais para cinema, TV e novas mídias. Sócio fundador da TV PinGuim com Celia Catunda desde fevereiro de 1989. Criou, produziu e dirigiu mais de 400 horas de animação para a TV, mais de 10 séries, entre elas, "De Onde Vem?", no ar desde 2001 pela TV pública brasileira e Peixonauta, uma série 100% brasileira produzida pela TV PinGuim, que na América Latina, atingiu o primeiro lugar na audiência do Discovery Kids.

 

Luis Antonio Silveiro
Secretario Geral

Luis Antonio Silveira começou sua carreira como produtor em 1988, com o documentário Angola, sobre a influência africana na cultura brasileira. Produziu Além-Mar, uma série de cinco episódios sobre a herança portuguesa no mundo. Luis Antonio desenvolveu diversos projetos para o Discovery Channel, como Eco-aventuras na Amazônia (Finalista do Emmy, 2000). Também produziu filmes para cinema, como Meninas (2006). Em 2008, ele criou a unidade de TV da Conspiração, uma das mais importantes produtoras do Brasil. Desde então, a empresa produziu mais de 250 horas para emissoras brasileiras e internacionais.

 

Adriano Civita
Conselheiro Federal

Adriano Civita é formado em Cinema e Televisão pela "Boston University. Trabalhou na TV Bandeirantes, MTV Brasil, Walt Disney Television, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures e Jodaf antes de fundar a Pródigo Films em 1995. Dirigiu e produziu dezenas de comerciais publicitários. Desde 2000, também atua como produtor de programas de TV e também cinema. Atualmente está produzindo seu primeiro longa de ficção "Matraga" o filme, que contou com atuações de Chico Anysio, Fernanda Montenegro, José Wilker, João Miguel entre Irandhir Santos entre outros. Está atuando como produtor e diretor geral também na nova série de ficção para a HB.

 

Fernando Dias
Conselheiro Federal

Com formação em jornalismo, é sócio fundador da empresa Grifa Cinematográfica. Tem em seu currículo mais de 30 filmes, documentários, séries e programas de televisão produzidos, sendo um dos pioneiros em co-produções com o mercado internacional. Foi sócio da produtora Mixer durante 5 anos, onde implantou a área internacional, de documentários e projetos incentivados. Foi vice presidente da ABPI-TV por 4 anos e presidente por 4 anos, onde desenvolveu o primeiro projeto de exportação  de serviços audiovisual brasileiro em parceria com a Apex, Sebrae e MINC.  Grande conhecedor das leis de incentivo brasileiras e do mercado internacional, tem ministrado palestras e curso em vários eventos internacionais e no Brasil.

 

Andre Breitman
Conselheiro Federal

Na indústria de conteúdo cultural desde 1990 e sócio do 2Dlab desde 2004, já criou e produziu para diversas mídias, entre elas cinema, TV, CD-ROM, internet, livros e revistas tendo ganho, como produtor, o “Liv Ullmann Children’s Peace Award” e o premio de “Best series for Television” no Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago e o Global Licensing Award no Mipcom 2005, entre outros. É produtor executivo das séries Meu Amigãozão, co-produção internacional para as TVs Treehouse (Canadá), Discovery Kids LA e TV Brasil, e Quarto do Jobi,  para TV Brasil e TV Ratimbum. Trabalhou na criação e desenvolvimento de varias séries de animação e de mais de 20 horas de animação para o site Mundo da Criança e o DVD Toquinho no Mundo da Criança. Como editor, foi o responsável pelas 7 edições da primeira e até hoje a maior enciclopédia digital Brasileira: a Koogan-Houaiss digital. É o criador do Mundo da Criança, um website por assinatura para crianças, visto diariamente por quase 600,000 de crianças brasileiras.

 

Clélia Bessa
Suplente do Conselho Federal

Formada em Ciências Sociais pela UFRJ, éprofessora de Produção I do Curso de Cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e membro da Diretoria do SICAV (Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual). Já trabalhou na TV Globo, Embrafilme, CTAv e Synapse. É sócia da Raccord Produções desde 1996. Assinou a produção dos filmes Desenrola, Cartola, Cafuné entre outros. Em TV, produziu Quando Éramos Virgens (Canal GNT), Claro que É Rock, (Canal Mulstishow), Como Ser Solteiro - A Série, Mulheres no Cinema Brasileiro, entre outros. Produziu o primeiro canal stream para celular, Humanóides. Com apoio do Oi Futuro produziu a primeira websérie voltada para o público adolescente, Desenrola.

 

Leonardo Dourado
Conselheiro Fiscal

O jornalista Leonardo Dourado criou e dirige a Telenews, produtora de documentários, programas de não-ficção e filmes corporativos. Forjou sua carreira em empresas como a RBS-TV e a Rede Globo, onde foi chefe de reportagem, produtor, chefe da produção do Jornal Nacional, chefe de redação do Fantástico. Comandou equipes de até 200 pessoas, fez transmissões ao vivo. Tem atuado como roteirista, diretor e produtor executivo. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Produtoras Independentes.

 

Belisario Franca
Conselheiro Fiscal

Responsável pela criação da Giros em 1997, Belisario Franca imprimiu sua marca em dezenas de programas e documentários dedicados a inventariar a cultura brasileira, exibidos por mais de vinte canais de televisão no Brasil e no mundo, entre eles Discovery Channel, Animal Planet, History Channel, People & Arts, Channel Four, GNT, Rede Globo, SBT, TV Cultura e Canal Futura. Franca teve diversas de suas produções reconhecidas internacionalmente por prêmios como o New York Film Festival, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o International Documentary Association Award de Los Angeles.