Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa recebe você de braços abertos!

O Rio de Janeiro é a capital da produção audiovisual no Brasil. A cidade maravilhosa é a locação escolhida por cerca de 50% das produções internacionais realizadas no país e 55% dos filmes brasileiros. Fica no Rio o maior centro de produção de TV da América Latina, o Projac, e a sede da maior empresa de mídia do Brasil e uma das maiores do mundo, a Rede Globo. Esse volume de produção se integra a uma população que ama e consome cultura. O Rio é sede do maior festival de cinema da América Latina, Festival do Rio, e do maior de animação do mundo em público: o Anima Mundi.  

Para dar conta de tanta demanda, a cidade acabou formando e importando profissionais e atraindo investimentos privados. Hoje, ela oferece aos produtores umas das melhores infraestruturas do mercado latino-americano, com técnicos altamente qualificados que se alternam entre produções para cinema, TV, publicidade, internet, mídias mobile, animação e games; além de empresas especializadas em finalização, pós-produção, estúdios e outros.

A indústria audiovisual é fundamental para a cidade e gera mais de 30 mil empregos diretos por ano. Metade do PIB do estado do Rio de Janeiro é produzida na capital, que absorve sozinha ¼ do investimento externo direto no Brasil. A indústria criativa é um dos setores que mais atraem investimentos, tanto na cidade quanto no país. No Brasil, o mercado do entretenimento cresce progressivamente cerca de 20% ao ano, tendo movimentado média de R$ 6,5 bilhões anuais, o que representa cerca de 1% do PIB, com a geração de aproximadamente 510 mil empregos por ano.

A cidade está passando por um momento único de crescimento e visibilidade internacional, sediando eventos globais como o World Economic Forum, em abril de 2011, e o Rio +20, em 2012. O movimento alcançará seu ápice com a Copa do Mundo, em 2014 – que deverá injetar aproximadamente R$ 113 bilhões na economia brasileira - e as Olimpíadas em 2016, que já começaram a movimentar a economia carioca. Apenas em 2011, já foram R$ 2,6 bilhões aportados em melhorias de infraestrutura na cidade. O investimento somado deverá chegar a R$ 90 bilhões até 2016. Serão criados nada menos que 120 mil empregos por ano até a data dos jogos.

O RioContentMarket nasce neste ambiente e, em sua primeira edição, já promoveu o encontro entre 1.200 profissionais do setor audiovisual. Ou seja, já com nasce com força, inspiração e vocação para se tornar ponto de encontro dos maiores players mundiais num dos principais pólos criativos do planeta.

Sejam bem-vindos!